A certificação digital ganha cada vez mais espaço, já que é uma das maneiras mais estratégicas de otimizar a comunicação entre diversos ambientes. Contudo, entender como obter o certificado digital online pode ser a pergunta que passa pela sua cabeça agora, não é mesmo? Isso é possível com a ajuda de certificadores, que fazem a emissão desse documento virtual, por meio de tecnologias de vídeo.
Ficou curioso? Então, continue a leitura!
O que é o certificado digital?
Ele é usado para a validação de várias transações, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Trata-se de uma espécie de “identidade virtual”, autorizada por lei, para substituir documentos pessoais na assinatura de termos e outras exigências legais. O certificado digital é usado, por exemplo, para a assinatura de contratos e de notas fiscais, emissão de diplomas, entre outros.
Como agendar a emissão do certificado digital?
Para o agendamento da videoconferência, é necessário ter em mãos algumas informações, e os seguintes documentos:
- número da solicitação enviado para seu e-mail;
- CPF ou CNPJ do titular;
- dados biométricos cadastrados.
Quais são os documentos necessários?
A seguir, veja quais documentos são necessários para a emissão do certificado!
Documentação para Pessoa Física
- CPF e RG ou CNH ou passaporte ou carteira de órgão de classe.
Obs.: documentos com validade devem estar dentro do prazo vigente.
Documento para empresas LTDA e Eireli
- cartão CNPJ;
- CPF e RG ou CNH ou passaporte ou carteira de órgão de classe do responsável perante a Receita Federal;
- contrato social com suas respectivas alterações ou última alteração consolidada.
Documentação para associação, S/A, fundação e igreja
- estatuto e ata de eleição do responsável com mandato vigente;
- cartão CNPJ;
- CPF e RG ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal.
Documentação correta para Empresário Individual
- Remp consolidado;
- CPF e RG ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
- Cartão CNPJ.
Documentação para condomínios
- certidão de individualização e ata de eleição do síndico com mandato vigente ou convenção de condomínio registrada em cartório de imóveis ou matrícula mãe;
- documento do síndico (CPF e RG ou CNH ou passaporte ou carteira de órgão de classe do responsável perante a Receita Federal);
- cartão CNPJ.
Como enviar a documentação?
A Certvideo enviará para você um e-mail, com as informações de toda a documentação necessária para a emissão do certificado digital. Todos eles precisam estar em PDF. Isso será feito após o agendamento do atendimento e o pagamento do certificado. Pode ser que as informações enviadas por e-mail estejam na caixa de Spam. Logo, caso você não encontre as informações na caixa de entrada, verifique as secundárias, incluindo o lixo eletrônico.
Dia da videoconferência
Para garantir que a reunião online aconteça da melhor forma, fique atento a essas dicas.
- acesse o link enviado para seu e-mail minutos antes do início do horário agendado para a videoconferência;
- faça testes no seu computador, celular ou notebook. Teste principalmente o áudio e o vídeo;
- tenha com você os documentos de identificação.
O que é preciso para fazer a videoconferência?
O primeiro passo é comprar o certificado digital, no formato que melhor lhe atender. Após isso, é preciso fazer o pagamento, para em seguida receber um e-mail com todas as informações da documentação necessária, além de um link para agendar o dia e horário para o seu atendimento. Nesse meio tempo, prepare a documentação e envie no prazo estipulado.
Não se preocupe em esquecer nada. O passo a passo com todas as informações será enviado para sua caixa de correios eletrônica e você pode pesquisar e consultar sempre que achar necessário.
Duração e o que acontece durante a videoconferência
A emissão da certificação digital dura, em média, de 15 a 30 minutos, caso todos os documentos sejam enviados corretamente. A validação ou atendimento é o processo conduzido pelo Agente de Registro (profissional responsável por validar as informações) no qual ele confirma a identidade do titular do certificado digital, seja este pessoa física ou jurídica. Esse trâmite confere à tecnologia da certificação digital, total autenticidade aos processos feitos no meio eletrônico.
Posso fazer a videoconferência em qualquer lugar?
É autorizado fazer a videoconferência de qualquer local, desde que o titular do certificado possa ser reconhecido. No entanto, é indicado estar em um ambiente silencioso e iluminado, além de estar com vestimenta adequada, sem acessórios que possam dificultar a sua identificação (bonés e óculos de sol, por exemplo).
Isso porque, durante o atendimento, além de conferir toda a documentação, o Agente de Registro tem por obrigação confirmar sua identidade e isso é feito de forma visual. Também, não é recomendado fazer a videoconferência em locais de lazer, como piscina e praias, já que os trajes não são adequados.
Dicas para o dia da videoconferência
Assim como toda reunião por videoconferência, é preciso ter alguns cuidados para garantir que o encontro será feito com sucesso. Separamos para você algumas dicas. Veja a seguir!
- envie a documentação solicitada no prazo estipulado;
- reserve, pelo menos, 1 hora da sua agenda para o encontro;
- escolha um local silencioso e iluminado;
- teste a internet e os equipamentos (som, bateria, áudio);
- acesse o site da Certvideo para tirar as suas dúvidas.
Seguindo essas dicas, você agiliza a emissão do seu certificado digital, com segurança e no conforto do seu escritório ou de onde você estiver.
Como vimos ao longo desta leitura, obter o certificado digital online não é uma tarefa tão difícil. Para isso, basta contar com uma certificadora de credibilidade, efetuar o pagamento, fazer o agendamento e enviar a documentação de maneira correta. Além disso, é preciso estar disponível no dia e no horário agendado para a videoconferência.
Se você gostou deste artigo, siga nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook e no Instagram!